Luiz Gonzaga: Suas Canções e Seguidores

O livro é fruto de uma pesquisa de quatro anos e meio onde o autor percorreu diversas cidades do Nordeste, entrevistando artistas (seguidores do estilo musical do “Lua”), adquirindo livros e discos e, coletando dados diversos acerca de Luiz Gonzaga, O Eterno Rei do Baião.

(Informações do próprio autor)
 
 
José Marcelo Leal Barbosa, Cearense, gonzagueano da gema, está lançando o livro intitulado “LUIZ GONZAGA: SUAS CANÇÕES E SEGUIDORES”. O livro é fruto de uma pesquisa de quatro anos e meio onde o autor percorreu diversas cidades do Nordeste, entrevistando artistas (seguidores do estilo musical do “Lua”), adquirindo livros e discos e, coletando dados diversos acerca de Luiz Gonzaga, O Eterno Rei do Baião.
 
O livro bate um recorde ao apresentar 523(quinhentas e vinte e três) letras de canções gravadas pelo Gonzagão. Como tema inédito, apresenta algumas partituras para canto coral. Apresenta, ainda, 35(trinta e cinco) entrevistas realizadas com artistas do naipe de Dominguinhos, Marinês, Waldonys, Joquinha Gonzaga. Santanna, Flávio José, Petrúcio Amorim, Luizinho Calixto e outros. Outros temas interessantes são destaques no livro.
 
Motivação
 
O autor encontrou a motivação necessária para iniciar e concluir o livro, alicerçada nas andanças pelos forrós no interior do Ceará, quando ainda era garoto, acompanhando o seu tio Antonio Alves (Titonho) que, além de agricultor e pecuarista, era sanfoneiro dos bons nas horas de folga.
 
Objetivos
 
Ainda de acordo com o Marcelo Leal, o livro tem três objetivos principais: 1) CONCRETIZAR a chama da gratidão (agradecer a Luiz Gonzaga pela obra maravilhosa que ele nos legou); 2) MANTER viva a chama da perpetuação (divulgar a obra de Luiz Gonzaga, abastecer as livrarias, bancas de revistas, valorizando e divulgando os artistas que dão seqüência ao estilo musical do Pernambucano do Século; 3) INCENTIVAR a chama da solidariedade (50% – cinqüenta por cento do valor de todos os livros vendidos nas noites de autógrafos serão doados pelo autor, para instituições beneficentes)
 
Agenda
 
Esse livro será lançado em todas as capitais do Nordeste e em São Paulo-SP. Momentaneamente a agenda de lançamentos é a seguinte:

 

CIDADES/ESTADOS

DATAS

LOCAIS

Teresina-PI

02 Ago 07

Academia Piauiense de Letras

Caxias-MA

03 Ago 07

Academia Caxiense de Letras

São Luis-MA

08 Ago 07

Memorial da Polícia Militar

Mossoró-RN

Nov 07

Pendente

Natal-RN

21 de Nov

Siciliano – Shopping Mid Way

João Pessoa-PB

28 Nov 07

Usina Cultural

Campina Grande-PB

29 Nov 07

Teatro Municipal

Recife-PE

Dez 07

Pendente

Exu-PE

13 e 14 Dez 07

Pendente

Crato-CE

15 Dez 07

Teatro Municipal

Juazeiro do Norte-CE

17 Dez 07

Pendente

Cedro-CE

02 Dez 07

Pendente

Quixeramobim-CE

18 Dez 07

Pendente

Quixadá-CE

19 Dez 07

Pendente

Fortaleza-CE

20 Dez 07

Espaço Cultural Oboé

Salvador-BA

Pendente

Pendente

Maceió-AL

Pendente

Pendente

Aracaju-SE

Pendente

Pendente

São Paulo-SP

Pendente

Pendente