Semana Luiz Gonzaga – Memorial Luiz Gonzaga em Recife

A SEMANA LUIZ GONZAGA acontecerá de 09 a 13 de dezembro, programação comemorativa do Memorial Luiz Gonzaga à passagem do dia do nascimento de Luiz Gonzaga, 13 de dezembro. O evento conta com o apoio de parceiros importantes no trabalho de formação educativa Eventos da Semana Luiz Gonzaga:

09 de dezembro – CURTA GONZAGA – 1ª Mostra de Curtas de Animação Luiz Gonzaga
Mostra de curtas de animação produzidos por cerca de 786 alunos de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER dentro do Mais Educação, projeto interministerial de educação integral que tem como desafio a transformação da escola num espaço onde a cultura local possa dialogar com os currículos escolares. Acontecerá no Teatro do Parque, às 14:00 horas.

10 de dezembro – 1ª JORNADA GONZAGUEANA PARA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE. Acontecerá no Auditório Capiba – 15º andar da PCR

Jornada de palestras realizadas inaugurando o programa O ABC DE LUIZ GONZAGA, em desenvolvimento pelo MLG, que procura fundamentar o potencial pedagógico da obra gonzagueana para sala de aula.

    Palestras programadas:

  • Palestra O sertão em movimento Profa. Sulamita Vieira, Doutora em Sociologia– Fortaleza- UFC
  • Palestra Gonzagão, o rei da alfabetização Profa. Mirtes Ramos – Recife – PE professora da RMER, primeiro lugar no Prêmio Qualidade da Educação 2002 representando Pernambuco com o projeto Uma aventura no mundo de Tarsila, que trabalha Luiz Gonzaga multidisciplinarmente na escola.
  • Palestra A oralidade e a imagética em Luiz Gonzaga Prof. José Mário Austregésilo, Mestre em Comunicação– Recife – UFPE
  • Palestra Curiosidades do Rei do Baião Paulo Vanderley – Recife – PE – Pesquisador e mantenedor do Museu Virtual Luiz Lua Gonzaga

Como programação cultural da Jornada haverá a apresentação do musical Tributo à Gonzagão, do Grupo Wave Unicap, às 21:00 horas no Pátio de São Pedro.

11 de dezembro lançamento do livro, publicado pela FCCR, LUIZ GONZAGA, O HOMEM, SUA TERRA E SUA LUTA, de José Mário Austregésilo, no Memorial Luiz Gonzaga, às 19 horas, com apresentação de trio de forró a partir das 18 horas.

12 de dezembro
Palestra: Luiz Gonzaga – turismo e identidade cultural, proferida dentro do Programa de Atualização e Reciclagem do Curso Técnico de Guias de Turismo, no SENAC, às 10:00 horas, com os palestrantes Márcio Luna (Historiador e arte-educador do Memorial Luiz Gonzaga) e o Produtor Cultural Anselmo Alves.
Debate: “Pra onde tu vai, baião?” , no Auditório do Conservatório Pernambucano de Música, às 17:00 horas, com a participação do Prof. Sérgio Campelo, do Conservatório Pernambucano de Música; Fátima Marcolino, compositora e filha de Zé Marcolino, e Marcelo Melo, músico fundador do Quinteto Violado. O espaço é destinado à discussão da produção musical inspirada na obra de Luiz Gonzaga e as diversas faces do forró no atual cenário cultural pernambucano.
Apresentação musical: Sandra Belê

13 de dezembro
Ampliação do horário de visitação do Memorial no Pátio de São Pedro, das 17 às 21 horas, e exibição dos melhores curtas de animação selecionados do CURTA GONZAGA durante os intervalos do Tributo à Gonzaga, realizado pelo Espaço Pátio de São Pedro.

APOIOS:
Secretaria de Educação, Esporte e Lazer – SEEL/PCR
Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania – DGTEC
Gerência de Serviços de Projetos de Tecnologia na Educação – GSPT
SENAC
SINGTUR – Sindicato dos Guias de Turismo de Pernambuco
CPM – Conservatório Pernambucano de Música
Secretaria de Educação – PE
Data Voice

MEMORIAL LUIZ GONZAGA
Pátio de São Pedro, Casa 35
Bairro de São José – Recife – PE
Fone: 32322955