II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba homenageia José Calixto e Antônio Barros e Ceceu

O II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, promovido pela Associação Cultural Balaio Nordeste e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Usina Cultural Energisa e no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Este ano os homenageados serão os compositores Antonio Barros e Cecéu e o instrumentista José Calixto, que também gravará um DVD com os convidados Pinto do Acordeon, Lucyane Alves e Richard Galliano Luizinho Calixto, Messias Holanda, Antonio Barros e Cecéu.

A abertura oficial do encontro será às 16h, na Usina Cultural da Energisa com a exibição do documentário sobre Pinto do Acordeon. À noite, no Ponto de Cem Reis, shows com a orquestra de alunos de música da capital. e apresentações de diversos grupos de forró como Flor de Caroá, Forró Encabulado, Walter Luís e banda, Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus e ainda a gravação do DVD de José Calixto e os convidados Pinto do Acordeon, Messias Holanda e Luizinho Calixto.

No segundo dia do evento, os shows começam a partir das 18h, com a orquestra de sanfoneiros convidados da região nordeste, regida pelo maestro Luiz Carlos Durier, seguindo com homenagens a dupla Antônio Barros e Cecéu e ao instrumentista José Calixto, que também farão a gravação de um DVD com a presença do músico e compositor francês Richard Galliano, Lucyane Alves  Antonio Barros e Cecéu.

Paralelamente ao evento, durante o dia, na Usina Cultural Energisa, serão realizadas oficinas gratuitas de acordeon, pandeiro  ministradas por  Moises Lima, Beto Hortis e Baixinho do Pandeiro, feiras e exposição de foles e sanfonas, e apresentação do Documentário Raízes do Fole, da Página 21 do Recife sob a direção de Rafael Coelho.

O evento é realizado pela Associação Cultural Balaio Nordeste e Prefeitura Municipal de João Pessoa/FUNJOPE e co-patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do SEBRAE, Fábrica Leticce, Miranda Móveis, Universidade Federal da Paraíba e Radio Tabajara, AFRAFEP.