1. PROJETOS ESPECIAIS DO SÃO JOÃO 2009 DA PREFEITURA DO RECIFE SOB COORDENAÇÃO DO MEMORIAL LUIZ GONZAGA
1.1 JORNADAS GONZAGUIANAS
CONVERSANDO COM JOÃO SILVA
Dias: 02, 09, 16 e 23 de Junho (terças-feiras)
Hora: 15:30 às 18:00 horas
Local: Livraria Cultura
As Jornadas Gonzagueanas, evento que integra a programação do São João da Prefeitura do Recife, trás como tema para o ano de 2009 CONVERSANDO COM JOÃO SILVA, um dos homenageados do São João do Recife. Através de uma série de quatro encontros semanais de João Silva, um dos parceiros mais importantes de Luiz Gonzaga, com estudiosos do universo gonzaguiano, o evento promoverá a discussão e o registro da vida e obra de João Silva. CONVERSANDO COM JOÃO SILVA terá a apresentação e mediação de Pedro Américo, poeta, escritor e pesquisador da cultura.
Progamação
Dia | Tema | Participantes |
02 | De Arcoverde ao Rio | João Silva com José Maria Almeida Marques (biógrafo e escritor) |
09 | Amigos e parcerias | João Silva com Ademário King (pesquisador e colecionador) e Mávio Holanda (pesquisador e colecionador) |
16 | Encontro com Luiz Gonzaga | João Silva com Paulo Wanderley (pesquisador e colecionador) e Renato Phaelante (radialista e pesquisador) |
23 | João Silva e o Forró nos dias atuais | João Silva com José Teles (jornalista) e Xico Bizerra (compositor) |
1.2 JORNADAS JACKSONIANAS
Dias: 18 e 19 de Junho
Hora: 15:30 às 18:00 horas
Local: Livraria Cultura
Evento integrado à programação do São João da Prefeitura do Recife, as Jornadas Jacksonianas se constituem num fórum de debates sobre a importância de Jackson do Pandeiro – homenageado do São João 2009, junto com João Silva – para a música popular brasileira. Em dois dias consecutivos, serão abordados aspectos da vida e obra do Rei do Pandeiro, com a participação de artistas e pesquisadores, além da singular presença de Almira Castilho, primeira mulher e importante parceira de Jackson. As Jornadas Jacksonianas terão a apresentação e mediação de Pedro Américo, poeta, escritor e pesquisador da cultura.
Progamação
Dia | Tema | Participantes |
18 | Jackson do Pandeiro de 1953 a 1965. | Almira Castilho (ex-esposa e parceira) Silvério Pessoa (cantor e compositor) Ademário King (pesquisador e colecionador) |
19 | Jackson do Pandeiro de 1965 a 1982. | Antiógenes Viana (pesquisador e colecionador) Paulo Vanderley (pesquisador e colecionador) |
1.3 OFICINA DE SANFONA DE 8 BAIXOS
com o Mestre Luizinho Calixto
Dias: 15 a 19 de Junho
Hora: 14:30 às 17:30 horas
Local: Núcleo de Cultura Afro-Brasileira – Pátio de São Pedro
Inscrições no Memorial Luiz Gonzaga de 25 de maio a 05 de junho
Fone: 32322965
A Fundação de Cultura Cidade do Recife não poderia deixar de reafirmar a importância da sanfona de 8 baixos para o forró durante a programação do São João 2009. Com essa preocupação, dá continuidade ao trabalho de divulgação do instrumento e incentivo para a formação de novos instrumentistas através da OFICINA DE SANFONA DE 8 BAIXOS, com o Mestre Luizinho Calixto. Será a segunda edição da Oficina, já que a primeira foi realizada no ano de 2008. Naquele mesmo ano o Memorial Luiz Gonzaga realizou o I Curso Intensivo de Sanfona de 8 Baixos.
A Oficina de Sanfona de 8 Baixos tem a proposta de promover o reencontro e intercâmbio entre os participantes da Oficina e Curso anteriores, bem como propiciar para participantes iniciantes o primeiro contato com o instrumento e com o Mestre Luizinho Calixto.
1.4 TEM SANFONA EM SALA DE AULA
Em seu terceiro ano consecutivo, o projeto TEM SANFONA EM SALA DE AULA objetiva promover o encontro de estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife com mestres da sanfona pernambucana. Através de aulas-espetáculo, os alunos conhecerão um pouco da história e peculiaridades do instrumento, sendo estimulados à apreciação estética do forró e à valorização de nossas tradições culturais.
O projeto percorrerá cerca de 20 escolas, entre escolas públicas municipais e escolas particulares, distribuídas nas diversas RPAs, numa verdadeira caravana cultural, com a participação de artistas como Arlindo dos 8 Baixos, Genaro, Camarão e Zé Bicudo.
2. AGENDA ESPECIAL DO MEMORIAL LUIZ GONZAGA PARA O SÃO JOÃO 2009 2.1 Exposição
LUA GONZAGA
Shopping Plaza
15 a 30 de junho
Seg. a Sáb. das 10 às 22 horas
Domingos das 12 às 20 horas
Audição de sanfona: Sábados e Domingos das 18 às 20 horas.
A exposição Lua Gonzaga, realizada pelo Memorial Luiz Gonzaga em parceria com o Shopping Plaza, promoverá a reflexão sobre a importância de Luiz Gonzaga para a Música Popular Brasileira através de imagens, textos, exibição de áudios-visuais, acesso ao site do MLG e audição de solos de sanfona aos sábados e domingos.
2.2 Palestra
LUIZ GONZAGA, A SANFONA E A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
Palestrante: Lêda Dias (Gerente do Memorial Luiz Gonzaga)
Dias: 05 de Junho
Hora: 14:00 horas
Local: Teatro da Casa da Cultura
Breve histórico da sanfona, e as diferentes características do modelo de 120 baixos e do 8 baixos. A tradição nordestina do fole de 8 baixos. O encontro de Luiz Gonzaga com as sanfonas. O estilo gonzaguiano de tocar sanfona e suas influências na música popular brasileira.
2.3 Palestra e exibição de vídeos
CURIOSIDADES DO REI DO BAIÃO
Palestrante: Paulo Vanderley (pesquisador e mantenedor do site www.luizluagonzaga.com.br)
Dias:22 de Junho
Hora: 16:30 horas
Local: Auditório da Livraria Cultura
2.4 MOSTRA DE VÍDEOS
Dias: segunda à sexta
Hora: às 10h e 15h
Local: Memorial Luiz Gonzaga
Informações pelo telefone 3232.2965.
Em programação especial para o mês junino, o Memorial Luiz Gonzaga exibirá vídeos de seu acervo, apresentando shows de Gonzagão e de outros artistas, sempre em duas sessões.
SEGUNDA-FEIRA: Dias 01, 08, 15, 22 e 29.
Waldonys – Vinte Anos de Carreira.
Direção Geral: Domingos Pina. Produção: Juracy Junior. Fortaleza Filmes. Fortaleza CE. Maio de 2007. Duração: 01h20
TERÇA-FEIRA: Dias 02,09,16 e 30
Luiz Gonzaga – Danado de Bom.
Direção Geral: Maurício Tavares. Direção: Alexandre Brás. Produção: Paula Mello. Documentária Filmes. Maio de 1984. Duração: 51 min.
QUARTA-FEIRA: Dias 03,10 e 17
Sandra Belê canta Zé do Norte.
Produção, pesquisa e direção: Romero Zeferino. Direção Especial: Saulo Queiroz. Realização: TV Itararé. Julho de 2008. Duração: 45 min.
QUINTA-FEIRA: Dias 04,11,18 e 24
Arlindo dos 8 Baixos – O Mestre do Beberibe.
Direção: Anselmo Alves e Leda Dias. Produção executiva: Anselmo Alves. Produção Anselmo Alves, Edmond Castanha, Leda Dias. Realiza. Novembro de 2005. Duração 56 min.
SEXTA-FEIRA: Dias 05,12,19 e 26
Clã Brasil
Produção Executiva: Badu. Direção: Bob Wagner. Funesc. João Pessoa – PB. Dezembro de 2006. Duração 01h10.
2.5 CURTA GONZAGA
1ª MOSTRA DE CURTAS DE ANIMAÇÃO LUIZ GONZAGA
Dias: segunda à sexta
Hora: 13h
Local: Memorial Luiz Gonzaga
A 1ª MOSTRA DE CURTAS DE ANIMAÇÃO LUIZ GONZAGA exibe 17 curtas produzidos em 2008 por 786 alunos de 15 Escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, numa parceria entre o Memorial Luiz Gonzaga, a Secretaria de Educação Esporte e Lazer da Cidade do Recife e o Programa Interministerial Mais Educação.
O projeto é parte do Programa Educativo do Memorial O ABC DE LUIZ GONZAGA.
2.6 SÁBADO DANADO DE BOM!
Horário especial para visitação ao Memorial Luiz Gonzaga aos sábados.
Das 10 às 17 horas
10:30h – Participações especiais dos artistas:
Dia 06 – Zequinha dos 8 Baixos
Dia 13 – Ed Carlos
Dia 20 – Sandra Belê
Dia 27 – Jaiminho de Exu